sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

JOGOS ESTUDANTIS DA PRIMAVERA DE BLUMENAU





NOS DIAS 16 E 17 DE SETEMBRO NÓS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIASSELVI, TIVEMOS O IMENSO PRAZER DE PARTICIPAR COMO ESTAGIÁRIOS DOS JOGOS DA PRIMAVERA DE BLUMENAU, UM IMPORTANTE EVENTO ESPORTIVO REALIZADO NA CIDADE. PRESENCIAMOS UMA GRANDE INTREGAÇÃO ENTRE ESCOLAS, ALUNOS E PROFESSORES E TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR NESTES DOIS DIAS O ESÍRITO ESPORTIVO.DESCOBRIMOS QUE ATRAVÉS DESTE EVENTO FORAM REVELADOS GRANDES TALENTOS NO ESPORTE DE BLUMENAU E QUE COM CERTEZA ESSE É UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO EVENTO.
FICAMOS ADMIRADOS COM A ORGANIZAÇÃO E COM O GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO EVENTO.




PARTICIPARAM ALUNOS DE  ESCOLAS PARTICULARES, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. DESTAS FORMA PODEMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS MESMAS.A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DA ESCOLAS PRIVADAS ESTAVAM PARTICIPANDO DO EVENTO POR SER UMA MATÉRIA QUE FAZ PARTE DO CURRICULUM ESCOLAR, POUCOS TINHA REAL INTERESSE PELO ESPORTE. PERCEBEMOS QUE O INCENTIVO, APOIO E CONDIÇÕES DESTE ALUNOS É MUITO MELHOR, COM ISSO A PRTICIPAÇÃO É SEMPRE EM GRANDE NÚMERO.





OS ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NA SUA GRANDE MAIORIA DEMONSTROU MAIOR INTERESSE PELO ESPORTE.MESMO QUE PARA ESTAS CRIANÇAS AS DIFICULDADES SÃO SEMPRE MAIORES, O ESPORTE ACABA SEMPRE SENDO UMA MANEIRA DE SE SENTIREM MELHOR. MUITAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS AINDA RECEBEM POUCOS RECURSOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAS TREINAR SUAS MODALIDADES, MUITAS VEZES NÃO POSSUEM NEM ESPAÇO APROPRIADO. VIMOS TAMBÉM A DIFERENÇA DE EMPOLGAÇÃO AO QUE SE REFERE AOS JEPB POR PARTE DESTAS CRIANÇAS.INFELIZMENTE MUITAS ESCOLAS NÃO TEM COMO OFERECER TRANPORTE PARA QUE SEUS ALUNS CHEGUEM AO EVENTO, COM ISSO MUITAS EQUEIPES NÃO COMARECERAM E OUTRAS FICARAM COM FALTA DE VÁRIOS ALUNOS.

MESMO COM TAMANHAS DIFERENÇAS  SENTIMOS QUE A ALEGRIA, A DISCIPLINA, A GARRA E A ESPERANÇA SE MANIFESTAM EM TODAS AS CRIANÇAS, IDNPENDENTE DE CLASSE SOCIAL. PERCEBEMOS O QUANTO É IMPORTANTE O ESPORTE NO DIA A DIA DE TODAS AS PESSOAS DESDE A INFÂNCIA, POIS AGREGA VALORES E TORNA ADULTOS MAIS CONSCIENTES. LAMENTAMOS APENAS PELA FALTA DE INTERESSE DE AUTORIDADES E ATÉ MUITAS VEZES DOS PRÓPRIOS PAIS.

DUARANTE O EVENTO FIZEMOS UMA ENTREVISTA COM ALGUNS PARTICIPANTES, PARA ENTENDERMOS MELHOR OS REFLEXOS DESTE EVENTO, SEGUE ABAIXO:


QUESTÕES.


1) QUAL O OBJETIVO DOS JEPB NA VISÃO DA COORDENAÇÃO GERAl?
 Pergunta feita ao coordenador do evento Sr Edésio Cardoso Reis, que participa desde 1999

R: O principal objetivo do evento é promover e intregação entre as escolas e alunos do estado, município e particulares. A participação nas mais diversas modalidades e descoberta de novos talentos.

2) QUAL A PERCEPÇÃO ACERCA DOS JEPB NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PRIVADAS?
Pergunta feita ao professor Marcel Ramos, que ministra aulas na escola particular Barão na modalidade de Voleibol

R: A escola tem uma visão bastante competitiva, mas também valoriza os aspectos de interação entre as escolas. Recebemos bastante apoio da escola e dos pais dos alunos, o que torna o trabalho mais fácil, pois o JEPB traz para o aluno a vivência prática do esporte.

3) QUAL A PERCEPÇÃO ACERCA DOS JEPB NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLLICAS?
Pergunta feita ao professor Giovane Silva, que ministra aulas na escola pública Lothar Krieck na modalidade de Basquete

R: O envento traz um grande incentivo ao esporte, descobre novos talentos, inetração entre escolas, troca de experiências entre professores e alunos. Recebemos bastante apoio da escola, mesmo que muitas vezes o material e espaço seja precário, porém o incentivo dos pais é muito pouco.

4) QUAL A PERCEPÇÃO ACERCA DOS JEPB NA VISÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PRIVADAS?
Pergunta feita a aluna Rafaela Correia de 13 anos que estuda na escola particular Sagrada Família, participa da modalidade de basquete a 2 anos

R: Gosto de praticar esporte, aqui podemos colocar em prática tudo o que aprendemos na escola, só que como competição. Não pretendo seguir profissão no esporte, pratico apenas por ser matéria da escola. e sei que agrega nas demais matérias.A escola fornece todo o material e estrutura para os treinos que acontecem 2 vezes por semana,os pais também apóiam. O evento é legal, meio desorganizado e isso acaba desestimulando.

5) QUAL A PERCEPÇÃO ACERCA DOS JEPB NA VISÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS?
Pergunta feita a aluna Camila Souza de 12 anos que estuda na escola pública Lúcio Esteves, participa da modalidade de Voleibol.

R: Gosto de participar dos JEPB pois conhecemos pessoas novas, pelas oportunidades, pela competição.Pretendo seguir profissão no esporte, acredito que os JEPB é uma porta para seguirmos adiante. Me destaco no Volei pelas minhas condições físicas, onde me adaptei melhor. A escola e professores apóiam e incentivam bastante, oferecem espaço e material para os treinos que acontecem 2 vezes por semana, porém o uniforme os pais precisam comprar.a professora é quem seleciona quem vai participar dos jogos.

6) COMO VOCÊS OBSERVARAM O FENÔMENO ESPORTIVO NOS JEPB?
Pergunta direcionada aos acadêmicos.

R: È um evento que com certeza traz grandes benefícos para a comunidade em geral, pois mostra que através do esporte nossas crianças acreditam em um futuro muito melhor. È um momento de igualdade, onde todos se respeitam e estão com o mesmo obejtivo, onde o esporte por sua vez é levado com toda a seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário