quinta-feira, 2 de junho de 2011


Educação Infantil - Educação Fisica Escolar



Crianças são cheias de energia e são mais ativas na  idade escolar e pré-escolar, mas nesta fase precisam ser estimuladas, incentivadas e direcionadas.

Deve-se dar ênfase para cada faixa etária e assim proporcionar os estímulos adequados para cada etapa..
Cada criança tem uma habilidade que as diferenciam umas das outras, e são essas habilidades que precisam ser levadas em conta para se obter um bom resultado na aprendizagem.


A escola, pais e professores tem juntos um papel importante no desenvolvimento das crianças.Muitas vezes o primeiro contato que uma criança tem com o esporte é através da creche ou escola.Infelizmente não são todas as escolas e creches que tem a disposição um profissional de Educação Fisica  qualificado a trabalhar com educação infantil.

O profissional deve conhecer cada fase e aplicar adequadamente as brincadeiras, os jogos e a atividade física em si.

Trabalhar desde o estimulo a situações desafiadoras, brincadeiras de competições, de equipes, volta a calma e alongamento..nenhuma etapa deve ser deixada de lado, mesmo que de forma lúdica e recreativa.

A falta de um profissional adequado leva muitas vezes a perda de trabalhar a melhor fase de uma criança para que mais tarde se tenham melhores resultados.

Precisam ser preparados o ambiente, oferecer materiais para as aulas e ter um planejamento para que todos possam participar da aula, levando em conta de que crianças tendem e se distrair com grande facilidade.

O principal instrumento da Educação Fisica é o movimento, explorar a capacidade e energia de uma criança fazendo com que ela utilize o próprio copro para realizar as atividade, faz com que ela desenvolva a integração entre a coordenação, emoção e raciocinio.

A aula de Educação Fisica, é com certeza a mais esperada pelos alunos, mas precisa-se ter alguns cuidado para que não vire apenas um corre-corre.


A partir da brincadeira e do jogo, a criança utiliza a imaginação que “é um modo de funcionamento psicológico especificamente humano, que não está presente nos animais nem na criança muito pequena” (Rego, 1995, p.81).

* Texto elaborado pela aluna Vânia H. Krause acadêmica do curso de Educação Física, conclusões a partir da visita em uma creche situada em Blumenau- Sc.

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