segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Educação Física Aplicada na Educação Infantil

Instruir e acompanhar crianças com idade até cinco anos não é uma tarefa das mais fáceis,  porém torna-se prazerosa dependendo das  atividades desenvolvidas com esses pequeninos.

Contudo , ao mesmo tempo que é prazerosa também acaba se tornando um tanto desgastante para os professores, pois, é preciso estar atento a todo movimento, gesto e expressão, afinal, são seres frágeis, porém com muita energia e disposição.

Para poder trabalhar a Educação Física  em uma creche é preciso dispor de um ambiente acolhedor, que não ofereça risco a integridade fisica da criança.

Alguns outros cuidados devem ser observados, tais como:
      
 >  Analizar a instituição, se ela realmente realiza o ensino proposto.
     
 >   Se os profissionais envolvidos estão realmente dispostos e aptos para desenvolver um ensino de qualidade.
     
 >   O  profissional dessa área deverá agir ou expressar-se de maneira a tornar a aula mais alegre e motivadora, de forma simples e arrojada, permitindo assim, que as crianças possam analisar bem o movimento, para depois executar da melhor maneira a orientação do professor.

Dentre alguns aspectos interessantes que se pôde observar , foi a forma com que os professores usavam a criatividade para ter a atenção constante das crianças , tais como ,  cantos, saltos, corridas e alongamentos, sempre cuidando o vocabulário empregado e é sempre importante lembrar  também dos cuidados que se deve ter com a  saúde das crianças, antes e após as atividades físicas.

* texto elaborado por Lucas J Mobbs, conclusões a partir da observação das aulas de Educação Física da professora J.B, em uma creche localizada em Blumenau-Sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário